Notícias de Última Hora

Clima favorece aparecimento de escorpiões em várias regiões do País

Foto: Ilustrativa
Em várias regiões do País, as prefeituras têm orientado a população à se prevenirem contra ataques de escorpiões. Especialmente no verão, as altas temperaturas e as chuvas fazem com que essas pragas urbanas saiam de seus locais e invadam as residências.

Nesse período há aumento dos casos de acidentes por picadas de escorpiões, especialmente por ser a época favorável à reprodução desses animais. De acordo com o Ministério da Saúde, os escorpiões estão no topo da lista dos animais peçonhentos   que mais matam no Brasil.  Entre as espécies que causam algum risco, estão o Escorpião-Amarelo (T. serrulatus), com ampla distribuição em todas as macrorregiões do País sendo a espécie de maior preocupação, o Escorpião-Marrom (T. Bahiensis), encontrado na Bahia e regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, o Escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus), mais comum no Nordeste, embora tenha aparecido na região sudeste do país, Escorpião-preto-da-amazônia (T. obscurus), encontrado na região Norte e Mato Grosso.  

Só em Pernambuco na última década, o número de casos registrados de acidentes causados por escorpiões aumentou de 542, no ano 2000, para 14.591 no ano passado.  O Ministério da Saúde orienta sobre como prevenir acidentes com animais peçonhentos, entre eles, por não acumular lixo e materiais de construção junto às habitações, utilizar telas de proteção, manter os quintais limpos e vedar frestas e buracos em paredes. Em caso de acidente, procure atendimento médico imediatamente, informe as características do animal ao profissional de saúde.  

Fonte: Redação Litoral PE 


Nenhum comentário